o que a pandemia te fez valorizar? | 2020.2

Em pleno confinamento, trabalhando totalmente à distância, a turma de Questões de Mobilidade e Ubiquidade – graduação em Design na PUC-Rio -concebeu e realizou uma ação digital colaborativa, utilizando as ferramentas disponíveis no ambiente da internet. Com a intenção de refletir e externar o que a pandemia nos fez valorizar, produzimos uma obra de arte coletiva, na qual os convidados participaram trazendo suas experiências, reflexões, sentimentos e ensinamentos sobre esse momento.

convite para a ação colaborativa

Realizada em duas frentes, o grafite coletivo foi produzido na plataforma colaborativa miro, que nos permitiu fazer um convite para um horário específico, de modo que todos pudessem intervir simultaneamente no painel, utilizando as ferramentas de edição disponíveis no sistema. Assim, uma enorme “parede” virtual foi construída por diversos participantes, boa parte de modo anônimo, já que o acesso se dava apenas pelo clique no link do evento.

no início
ao final da ação

Pelas redes sociais, solicitamos também que nos enviassem uma imagem do que cada um considerasse que havia sido mais relevante para si, através de um breve formulário. Pedimos que publicassem um objeto, algo ou alguém que tivessem mais se aproximado nesses tempos de confinamento. E que desenhassem ou enviassem uma foto, contando um pouco do porquê da escolha.

formulário google

As fotos e textos coletados foram levados, junto com o painel produzido no miro, para o superviz, uma ferramenta disponível on-line que permite a criação de ambientes 3D, através da inserção de imagens e hotspots, dando a sensação de passear e interagir no espaço.

convite para a exposição

Com a junção da “parede” produzida no miro e dos hotspots, contendo as imagens e descrições enviadas pelo formulário, finalizamos a ação com a exposição na plataforma. Está aberta ao público e pode ser conhecida individualmente ou em grupo de 6/8 pessoas, permitindo a interação por vídeo e áudio entre os visitantes simultâneos.