linha do tempo | 2012 >

Desde o primeiro semestre de 2012, a cada turma da disciplina DSG1417- Questões de Mobilidade e Ubiquidade, da graduação em Design da PUC-Rio, alimentamos uma linha do tempo que busca refletir sobre o desenvolvimento da tecnologia computacional, a partir da popularização dos computadores pessoais.

Num processo colaborativo, são elaborados verbetes apresentando os temas que mais se destacam no pensamento da turma, durante aquele período. Cada aluno contribui com uma pesquisa sobre um assunto a sua escolha e, numa abordagem histórica, identifica os momentos mais relevantes para serem inseridos na ferramenta. O objetivo é apresentar um pequeno resumo dos pontos-chave e vinculá-los a referências externas, permitindo assim que o visitante aprofunde seu conhecimento do modo que desejar.


Inicialmente, foram criadas algumas categorias como: ciência & tecnologia (relações de tecnologia e ciência, robótica, medicina, biologia, biofísica, física…); computação & interfaces (computadores, de mesa, laptops, smartphones, formas de interação: teclado, mouse, telas touch, pdas, tablets…); internet & vida em rede (vida em rede, conteúdo – produção e consumo, segurança, direito autoral…), hoje no ciberespaço; no cotidiano (objetos inteligentes, tvs, máquinas digitais, mobilidade urbana…), hoje cultura & cotidianojogos (desenvolvimento dos jogos eletrônicos)

À medida que a ubiquidade computacional vem se tornando mais presente, é interessante notar que as categorias cada vez se apresentam menos distintas, assim como observamos tecnologias que se inserem no cotidiano ou são descontinuadas. Como a linha do tempo é um processo experimental e contínuo, podemos alterar tanto a sua forma de apresentação como o conteúdo, de acordo com as necessidades identificadas.