#meconteseuspassos | 2019-2

Me conte seus passos foi a intervenção realizada pela turma de DSG1417 – Questões de Mobilidade e Ubiquidade, disciplina da graduação em Design – habilitação Mídia Digital da PUC-Rio, durante o semestre 2019-2.

A iniciativa buscou provocar os alunos, funcionários e professores a compartilharem histórias vividas em seus deslocamentos e o que mais gostavam de fazer durante o trajeto. 

Tivemos como objetivo visualizar histórias dos trajetos dos frequentadores do campus da nossa universidade. Para isso, fizemos um breve questionário online no qual cada um preenchia seu curso, o tempo que levava no trajeto para vir para a universidade e o que cada um fazia durante esse tempo. Além desses dados objetivos, solicitamos também que cada um descrevesse uma memória marcante do seu deslocamento.

Os dados numéricos, a medida que eram preenchidos no formulário, configuravam uma planilha, que transferida para uma ferramenta de visualização gráfica, permitia sua atualização em tempo real. Durante a 13ª Semana de Design, promovida pelo Departamento de Artes & Design, os dados foram sendo apresentados em uma tela, em um gráfico dinâmico.

Ao mesmo tempo, durante o evento, realizamos uma interação na qual cada participante escolhia uma ou mais memórias de seu trajeto, as escrevia em um cartão com a cor da emoção relacionada, e o amarrava com uma fita também colorida, representando o transporte utilizado num aramado ao lado da tela com os dados. Esse conjunto construiu coletivamente uma espécie de torre de memórias.

imagem da intervenção

Posteriormente, compilamos todos os dados subjetivos, escritos durante o evento ou através da resposta por escrito no formulário, selecionando alguns para publicá-los. Os resultados da intervenção podem ser vistos no site desenvolvido pelos alunos e disponibilizado para toda a comunidade universitária ou demais interessados. Visitem!