o que faz um designer? | 2018-2

A ação, realizada pela turma DSG1417-Questões de Mobilidade e Ubiquidade, da graduação em Design da PUC-Rio, convidou os participantes da 12a Semana de Design e os frequentadores da universidade em geral, a darem sua opinião sobre o que consideram que desenvolvemos em nossa profissão.

A participação do público se deu através de entrevistas em áudio e vídeo e de textos, desenhos e palavras chaves, escritos em post-its coloridos e colocados num grande painel, para que os visitantes do evento pudessem visualizar as diversas ideias e fossem estimulados a contribuir com as suas.

A visualização e análise dos dados coletados, assim como os registros das interações, foram apresentados posteriormente à comunidade PUC-Rio através de um site, desenvolvido pelos alunos e compartilhado ao final do período. Também foi produzido o vídeo abaixo, apresentando algumas das entrevistas realizadas e descrevendo o dia do evento.

Nossa intenção foi compreender como a atividade profissional do designer é percebida no ambiente em que estamos inseridos e, ao mesmo tempo, contribuir na ampliação do conhecimento sobre nosso papel na sociedade.

Convidamos para uma visita ao site, no qual toda a metodologia de desenvolvimento do projeto está descrita, além de conter mais imagens do evento, créditos e a análise da turma sobre a intervenção.