portfólio x ciberfólio

Há muitos anos não fazia um portfólio impresso, visto que o ambiente da internet se consagrou como espaço de divulgação sem concorrência, seja para apresentação de projetos, desenvolvimento de pesquisas, produção acadêmica, interação profissional…

Porém, no mês passado, ao participar de uma seleção profissional, foi-me solicitado que apresentasse um portfólio. Ainda que este site contenha um bom apanhado do que venho desenvolvendo, relacionando também com outras presenças no ciberespaço, considerei que seria interessante produzir um objeto específico para que pudesse ser manuseado pelos avaliadores. Esse documento teria que proporcionar um breve apanhado das minhas áreas de interesse e produção profissional e permitir o acesso ao material publicado online, onde há um maior aprofundamento. Um portfólio físico que desse acesso ao meu ciberfólio.

Para tal, utilizei qrcodes remetendo aos links, facilitando para quem está visualizando o impresso e quer se aprofundar no conteúdo. Para ilustrar os projetos, e reafirmar sua origem e construção no ambiente digital, fiz fotografias de tela dos sites correspondentes, utilizando a resolução máxima do computador, de modo a evitar uma grande pixelização na impressão e permitir uma leitura razoavelmente adequada. Projetos mais antigos foram representados com fotografias de boa qualidade, produzidas à medida em que esses foram sendo desenvolvidos. Imprimi numa jato de tinta com ótima qualidade, em papel opaline 120 gramas e encadernei com capa e contracapa em colorplus preto 240 gramas, com costura japonesa, dando o caráter artesanal do objeto.

O miolo da publicação segue abaixo, publicado no serviço issuu, como pdf. Os links em texto, que também são interativos, param de funcionar, pena! De qualquer forma os qrcodes continuam cumprindo sua função. Tecnologia super simples e prática na conexão dos tantos ambientes em que convivemos. 🙂

 

 

Ainda no tema portfólio, em junho Rafo Castro e eu fomos convidados a participar do podcast Portafolio, Portfólio ou Portfolio? com o pessoal do Visual+mente (Almir Mirabeau e Ricardo Cunha Lima). Experiência bastante interessante, na qual o debate fluiu livremente, com discussões muito ricas que espero contribuam na organização e valorização das produções dos ouvintes.