pilotis kennedy

(RE)COMEÇO | 2021.2

A turma de Questões de Mobilidade e Ubiquidade – graduação em Design na PUC-Rio de 2021.2, em ensino remoto, projetou uma exposição para visualização de dados sobre as preocupações e empolgações dos alunos e professores do curso, em relação ao possível retorno para o campus, à época previsto para o semestre 2022.1. Obtidos por meio de formulário, os dados foram tratados graficamente e expostos num ambiente virtual, no qual os participantes passeiam pelo campus da universidade.

Observando a temporaneidade das questões que envolvem a educação, principalmente o ensino remoto, a previsão de volta ao formato presencial e propostas como o ensino híbrido nas faculdades, a turma decidiu abordar o pensamento dos alunos e professores da PUC-Rio sobre esses temas e também outros aspectos, influenciados pelo início ou retorno à faculdade. Considerando as preocupações e empolgações dos alunos e professores sobre este momento e entendendo que essas parecem ser diferenciadas para cada um, desenvolvemos o projeto [RE]COMEÇO. O projeto possibilitou externalizarmos pensamentos e sentimentos compartilhados pelos participantes, gerando uma observação os dados obtidos e propondo uma reflexão coletiva.

convite distribuído via redes sociais

Para abordar essas preocupações e empolgações desenvolvemos um formulário que buscou entender os pensamentos dos participantes. Assuntos que preocupavam a volta/início a faculdade como as aulas presenciais, a socialização entre colegas, o novo formato híbrido, assuntos externos à faculdade, mas que também estão juntos como o transporte, gastos financeiros e conflitos com outros compromissos, foram questionados. Usamos o sistema de escala de valores para entender o grau de preocupação para os respondentes, onde um (1) o respondente não se preocupa com o tópico e cinco (5), existe uma grande preocupação. Reservamos um espaço para comentários textuais sobre as preocupações que não foram mencionados nas perguntas anteriores.

Em seguida, perguntamos o que a volta/início das aulas presenciais empolgava o respondente. Focamos nessa etapa questões como a socialização, a visita ao campus, o uso de laboratórios e assim como nas preocupações, utilizamos da escala de valores para entender o nível de empolgação do respondente. Após isso reservamos um espaço para comentários sobre o que mais empolgava com a volta/início.

algumas perguntas do formulário, em ambiente Google

O formulário foi respondido por cento e vinte e dois (122) participantes. Após analisar os resultados, a turma se dividiu em duas frentes, a primeira voltada para o desenvolvimento dos gráficos que continham as informações e uma segunda voltada na implementação desses gráficos no sistema.

O desenvolvimento dos gráficos buscou a visualização das informações de forma simples, buscando quebrar as formas tradicionais de gráficos de barra e pizza e mantendo uma unidade visual entre as informações, por meio de paleta de cores e tipografia. Foram produzidos dezesseis (16) arquivos, distribuídos entre imagens estáticas e vídeos, objetivando comunicar as informações coletadas em cada questão. Foram usadas escalas de cor, ilustrações, nuvens de palavras, entre outros recursos, para melhor apresentar a análise de cada item do formulário. Num trabalho colaborativo, os alunos do grupo responsável pelos posters, propunham as visualizações e publicavam no grupo de discussão da turma, na ferramenta Discord, onde todos contribuíam com sugestões e aprimoramentos.

visualizações relacionadas à preocupações e empolgações dos respondentes

Enquanto eram desenvolvidos os gráficos e animações, a equipe à frente da implementação do ambiente interativo, pesquisou sistemas de exposição virtual, além de referências entre outros projetos já realizados na disciplina. O projeto realizado em 2020, “O que a pandemia te fez valorizar?” – hospedado na ferramenta Superviz, usada para criar um ambientes tridimensionais -, simulou uma parede de registros textuais e gráficos produzidos pelos participantes da ação. A partir da experiência anterior, o grupo explorou a ferramenta buscando trazer a sensação de estar no campus da PUC-Rio, ainda que virtualmente.

inserção de um dos gráficos animados na vila dos diretórios

Utilizando imagens do Google Street View e imagens panorâmicas das salas e laboratórios do curso, fornecidas pelo Departamento de Artes & Design, foi possível criar uma simulação do ambiente que já frequentávamos ou que ainda venhamos a conhecer. O interator é convidado a construir seu caminho pelo campus, encontrando “outdoors” com infográficos estáticos ou em vídeo e, se desejar, a deixar suas impressões em um formulário inserido no espaço. Visite o ambiente virtual ou, se preferir, assista um trecho da navegação abaixo.

[texto escrito com a contribuição de Tiago Gassner, aluno da disciplina]