ciberfólio

Dissertação de mestrado: Ciberfólio – a presença profissional no ambiente da Internet

Orientação profa. Rejane Spitz | PPG Design-DAD PUC-Rio | 2003-2005

Resumo:

O desenvolvimento acelerado das tecnologias da informação, especialmente através da expansão da Internet, vem criando um espaço de atuação ainda pouco explorado por designers. Esta dissertação aponta para algumas das possibilidades relacionadas à apresentação profissional dos designers na rede mundial, direcionando o olhar aos ciberfólios, sites que se caracterizam pela sua representação neste ambiente. Para tal, são estudados aspectos da comunicação no ciberespaço e o poder de alcance da nova mídia, investigando a interação dos profissionais inseridos no mercado de trabalho com os ciberfólios, seja como visitantes – potenciais clientes – ou autores.

Durante o período de desenvolvimento da dissertação alguns suportes de hipermídia foram experimentados, no sentido de compreender as nascentes potencialidades do ambiente web:

Seminário para a disciplina: O lugar do Narrativo no discurso visual –  Twyman, Michael. Using Pictorial Language: a Discussion of the Dimensions of the Problem in Duffy, T. & Waller (Eds.). Designing usable texts. Orlando, FL: Academic Press, 1985. p. 245-311. Realizado em conjunto com Ana Sofia Mariz em 2003.

Portfolio virtual – um estudo sobre a imagem do designer no ambiente da Internet, apresentação para a disciplina: Teoria e Crítica do Design, 2003

Resumo comentado para a disciplina: Teoria e Crítica do Design – A compressão do tempo-espaço e a condição pós-moderna (capítulo 17) in Harvey, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural São Paulo: Ed. Loyola, 2003. 12ª ed, p. 257-276. Com comentários em hipertexto, foi desenvolvido com Julie Pires e Stela Kaz em 2003.

Uma experiência de construção de site-portfólio para uma disciplina do curso de Design – Apresentação do artigo em conjunto com a professora Edna Lúcia Cunha Lima, no P&D Design 2004 – 6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.

Ciberfólio: você já tem o seu?  – Repositório para o curso criado após a finalização do mestrado, oferecido em diversas instituições.

Artigos e entrevistas:

Uma experiência de construção de site-portfólio para uma disciplina do curso de Design – Artigo em conjunto com a professora Edna Lúcia Cunha Lima, apresentado no P&D Design 2004 – 6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.

O mar está para tubarões. Entrevista sobre o tema “portfólios” para a antiga revista Webdesign, ano 2, n. 13, p. 30 – 35, janeiro de 2005.

Você já tem seu ciberfólio? Entrevista para a revista Info Exame, ano 21, n. 242, p. 78 – 79, maio de 2006.

Ciberfólio: contribuições da linguagem narrativa no portfólio virtual. – Artigo para o I Congresso Internacional de Design, Arte e Novas Tecnologias. Lisboa: outubro de 2006.

Você já tem seu ciberfólio?. Coleção Info – Guia de carreira em TI, São Paulo, p. 100 – 102, 10 fev. 2007.

Como montar um portfólio on-line? -Entrevista para a revista Webdesign, Rio de Janeiro, ano 4, n. 40, p. 44 – 49, 04 abr. 2007.

Prazer, este é meu blogfólio – Entrevista para a revista Webdesign, Rio de Janeiro, p. 38 – 43, 04 mar. 2008.

Ano novo, portfólio novo – Entrevista para a revista Webdesign, Rio de Janeiro, ano 6, n. 72,  p. 42 – 53, dezembro de 2009.